quinta-feira, abril 20, 2006

Escolhendo bons filmes

Dicas para escolher filmes

Chega o sábado à noite e os amigos estão reunidos, pensando em alguma atividade recreativa. Até que alguém sugere: "Que tal assistirmos a um filme?" Os demais concordam com a idéia e vão até a locadora para escolher um DVD. E agora? O que alugar? Que critérios utilizar?

Esta seção do blog tem como objetivo justamente oferecer boas sugestões de filmes. As resenhas foram produzidas por profissionais de comunicação cristãos.

Mas antes de assistir qualquer produção, leia o texto a seguir, que foi extraído do capítulo 7 do livro Nos Bastidores da Mídia (www.cpb.com.br). Creio que estas dicas podem ajudar na escolha de filmes.

"A escolha de um filme para assistir não é simplesmente uma decisão do tipo “o que faremos hoje à noite?” Essa é uma escolha que causa impacto em nossa vida espiritual. Portanto, antes de alugar um vídeo ou assistir a um filme pela TV, leve em consideração os seguintes conselhos:

"1. Antes de avaliar um filme, conheça o máximo que puder sobre ele. Leia os resumos nos jornais e nas revistas. Lembre-se que 'a maioria dos filmes da TV é analisada pela imprensa. Naturalmente, essas revistas não são necessariamente feitas segundo a perspectiva cristã, e nem sempre os críticos são justos. Freqüentemente eles adotam uma atitude elitista para com o cinema popular. A despeito de tudo isso, as críticas oferecem perspectivas sobre o que a mídia está apresentando, e são uma fonte de esclarecimento ao espectador. Outra maneira de assistir aos filmes de uma perspectiva cristã positiva é discuti-los com outros depois do espetáculo, analisando particularmente seu sistema de valores. Essa prática ajuda a aperfeiçoar a capacidade de compreensão do filme, observando e comparando as perspectivas de outras pessoas que podem ampliar nossa própria opinião, chamando-nos a atenção a aspectos que antes nos escaparam à observação'. – Daniel Reynaud, Diálogo Universitário, 14:3 2002, pág. 17. Se for consultar alguém que já assistiu ao filme que você tem em vista, pergunte como os membros da família responderam ao filme. Eles compreenderam a mensagem? Ficaram com medo diante de alguns efeitos especiais? Foi necessário parar o filme e explicar alguma parte para as crianças?

"2. Avalie os princípios morais. O vídeo ensina atividades e comportamentos que desejo sentir e seguir? Esse critério ajuda a descartar filmes que enaltecem a violência, o adultério, o consumo de drogas e outros aspectos que se opõem aos princípios divinos. Lembre-se de que tudo o que você vê e ouve em um vídeo torna-se parte de você.

"3. Avalie a virtude. Os valores sexuais do vídeo estão em conformidade com os que aceito? Geralmente, os filmes retratam o sexo como uma aventura, raramente relacionado com o contexto do casamento. O conteúdo das mensagens sexuais é fácil de ser descoberto. Os resumos dos filmes podem nos orientar, assim como as pessoas que já os assistiram. Não é preciso (nem se deve) alugar um vídeo que faz com que a mãe tenha que sair correndo para interromper o filme.

"4. Avalie a qualidade. Qual é a qualidade da produção do vídeo. Muitos filmes são simplesmente maus produtos, criações que não valem o tempo de ninguém. Se os comentaristas de filmes debocham da qualidade, fique alerta. Seu lar merece algo melhor e sua mente não foi criada para receber lixo.

"5. Avalie a emoção. O filme me deixará com o humor saudável? Dick Duerksen, em artigo publicado na Adventist Review, de 16 de janeiro de 1997, lembra que Colossenses 3 descreve as mudanças de humor que ocorrem quando permitimos que Cristo elimine as más emoções e nos revista com os traços do caráter de Deus. Ira, rancor, malícia, lascívia, cobiça e mentira são substituídos por compaixão, bondade, humildade, perdão e amor. 'Uma vida centralizada em Cristo', escreve ele, 'é um poderoso substituto para o mau humor – o abandono daquilo que é destrutivo e a adoção do produtivo.' Comparar o conteúdo dos vídeos com os traços de caráter que você escolheu para modelar seu lar é uma das avaliações mais eficazes. Os vídeos devem reforçar as boas emoções que você escolheu, não mudá-las.

"6. Avalie a memória. Será agradável ter esse vídeo retido na mente? Todas as imagens dos filmes que você já assistiu estão armazenadas em uma porção recuperável de seu cérebro – um banco de informações ao qual você, Deus e Satanás têm acesso. Deus pode lembrá-lo dos segmentos que se enquadram em Seus propósitos. Mas Satanás também. E o inimigo muitas vezes usa essas memórias para atrapalhar-nos, no exato momento em que Deus nos tem no limiar de tomar uma boa decisão. Faça sempre de Filipenses 4:8 o critério para avaliar aquilo que deve ou não entrar em sua memória."

13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Michelson pela ótima idéia de colocar sugestão de filmes em teu blog. Os jovens da igreja gostam de reunir em casa dos amigos e assistem qualquer filme, não selecionando o que vão assistir. Copiei tua sugestões no meu arquivo para passar para os jovens da Igreja.
Sou fâ de teu blog.
Um abraço !

Anônimo disse...

Querido Amigo Michelson Borges, você está de parabéns pelo excelente trabalho que tens realizado, como: sugestões de filmes, edições de livros extraordinários,orientações incomparáveis e muito mais. Deus seja louvado por tudo isso. Eu sou seu fã, já li alguns dos seus livros e já entrei encontato com você.Quero um dia, talvez no Acampja me encontrar com você.

Anônimo disse...

Olha ganhei o dia achando essas dicas de filmes. Me preocupo bastante c o q estar assistindo e pondo diante de minha família. Gostaria se possível sugestões e comentários sobre filmes infantis já q os confiáveis estão raros..Deus o abençoe, sua vida c certeza é benção p outros..

Anônimo disse...

esse blog é maravilhoso... que Deus abençoe este trabalho e que muitas pessoas possam conhecer a verdede atravéz desse site.
Parabéns a todos os envolvidos...

Anônimo disse...

Parabéns!Eu encontrei seu blog através do site de busca, realmente suas indicações saõa maravilhosas para filmes, já assisti muitos dos que vc sugeriu.
Sugiro que veja alguns que vi e tão bem saõa maravilhosos!
O leitor,Mandela,Diamante de sangue,Edith Piaf um hino de amor e o labirinto do fauno.
São todos maravilhosos!!!!
Um grande abraço.
Re

Anônimo disse...

Olá. outro filme que acabei de assitir e sugiro a vc é:O jardineiro Fiel....ma-ra-vi-lho-soooo!
Um abraço.
Re

Anônimo disse...

Olá, assiti mais dois lindos filmes que recomendo!!!!
O jardineiro Fiel, lágrimas de sol e hoje, vou assitir 7 vidas!!!
Um abraço.
Re

Unknown disse...

parabens, adorei o blog.

vanusa disse...

nossaaaaaaaa MUITO OBRIGADA! E PARABENS andei *fuçando* pela web procurando dicas de bons filmes ameiiiiiiiiii esse espaço continue a atualisar a lista pois virei outras vezes... DEUS LHE ABENÇÕE! IASD TRES LAGOAS-MS

Anônimo disse...

Obrigada pelo seu blog de um modo geral.
Edificante, e de séria preocupação(fil 4:8)são coisas que você considera nesse seu espaço.
Nós que chegamos aqui encontramos palavras de encorajamento.
Que você e sua família continuem sendo abençoados.
Você sempre deixa que Jesus te dirija. Desejo também não me esquecer de deixar-me usar por Deus e nosso senhor Jesus Cristo.

Anônimo disse...

Sou fanática por cinema e essas dicas de filmes ajudam bastante para trabalhar em sala de aula, alguns deles eu ja assistir e amei por serem histórias que nos fazem refletir sobre a importância e o valor que devemos dar a nossa vida e a respeitar o próximo. Muito bom esse seu blog. Alguns filmes que eu gostaria de recomendar são: O Conde de Monte Cristo e O Custo da Coragem (Veronica Guerin), são excelentes. Tenha um bom dia.

jr conrad disse...

Olá Michelson, como vai?! gostaria de sugerir um filme, o qual achei excelente, se chama 'a cor do paraíso', uma produção iraniana, se ñ me engano..

abraço

jr.

Eliaquim Brandão disse...

A nao encontrei um filme chamado os carajosos, achei muito bom. A iniciativa aqui foi muito boa.