terça-feira, julho 31, 2007

À procura da felicidade

O que é felicidade? Certamente há algumas respostas possíveis, mas se você perguntar para um pai de família desempregado, incapaz até mesmo de pagar o aluguel de uma pensão e responsável por criar sozinho o filho de cinco anos (já que a mulher acabou por abandoná-lo), ele certamente dirá que felicidade é ter um emprego que lhe dê dignidade e capacidade de manter a família.

“À Procura da Felicidade” é a história de muitos cidadãos ao redor do mundo, que lutam por uma vida melhor e não cruzam os braços esperando que tudo caia do céu. Não deixa de ser também uma denúncia contra o capitalismo selvagem que sufoca as pessoas e tem níveis de exigência quase absurdos para que se possa alcançar a tão almejada estabilidade financeira.

Mas o que mais chama atenção na trama (inspirada numa história real) é a integridade de Chris Gardner (Will Smith). Ele tenta vencer de forma honesta, sem apelar para mentiras a fim de conseguir o ambicionado emprego de corretor de ações. Numa época em que uns pisam nos outros e não relutam em vender a dignidade para conquistar status e encher os bolsos, a mensagem do filme é mais do que necessária.

Quando chega ao fundo do poço, Gardner ainda encontra tempo para se preocupar com a formação do filho (seu exemplo de honestidade certamente fala mais alto) e para estudar um manual volumoso que poderá lhe garantir o cargo desejado na empresa onde depois de muito esforço consegue inicialmente estagiar sem remuneração.

Detalhe: o menino que interpreta o filho de Smith no filme, Jaden Smith, é filho dele na vida real. E nem é preciso dizer que a atuação de ambos é fantástica.

Michelson Borges

18 comentários:

Anônimo disse...

Sem Duvida alguma é o melhor filme do ano, é uma verdadeira lição de vida para cada um de nós.Nos mostra também que com honestidade, e sem passarmos por cima das pessoas,podemos alcançar nossos objetivos. Vale a pena ver esse filme "OTIMO"..................

Anônimo disse...

O filme é Otimo vale a pena assistiro filme é uma verdadeira lição de vida para nós como seres humanos, que estamos esquecendo do significado de repeitarmos e amarmos um aos outros sem passarmos por cima de niguém podemos alcançar nossos objetivos basta nos esforçar.

Anônimo disse...

Muito boa indicação, Michelson!

Estava para lhe indicar esse filme, mas pelo visto, voce foi mais rápido.
Mas pra quem não viu, veja! Esse é um exemplo raro vindo de Hollywood!

Anônimo disse...

Ótimo filme,aliás,assim como todos os que,até agora foram colocados aqui,é muito bom!
é difícil encontrar dicas de filmes para cristãos,pois isso sempre foi considerado mundano!
tenho uma indicação,apesar do filme não ser tão verdadeiro como a obra de C.S.Lewis,as Crônicas de Nárnia ensina uma ótima lição,quase como mensagem subliminar,não só às crianças mas também aos adultos.

Anônimo disse...

Ótimo filme. Em tempos de insensibilidade e de busca voraz pelo capital em detrimento das pessoas e dos relacionamentos, esta obra mostra o valor da honestidade e do cuidado com nossos pequenos (filhos)...

E. C. O. Schulz disse...

O filme é demais... traz uma lição incrivel. Até penso em usar um dia, para motivar a diretoria dos desbravadores... entre outros.

apenas discordo de algo que você disse: "a integridade de Chris Gardner (Will Smith). Ele tenta vencer de forma honesta, sem apelar para mentiras". No filme - pelo menos - algumas vezes ele recorre à mentira para impressionar seu chefe a fim de não perder status.

Erisvaldo disse...

Filme muito bom, um belo exemplo de que dedicação e muita força de vontade superam qualquer desafio, mesmo que cheguem aos limites das forças se acreditar...irá vencer.

Késia Mota disse...

Emocionante! É preciso ver este filme.

Celina disse...

Também amei e já emprestei o DVD para a família e amigos.

Vale muito à pena assistir porque a mensagem de vida, coragem, motivação, fibra e persistência que o filme nos passa, através da história real do personagem, é um exemplo para todos nós.

Ia indicá-lo também, mas que bom que já o fizeram!

felipe appel disse...

Você quer vencer? Então Corra atrás!!!
obs:essa é a principal lição desse filme.

Robson disse...

Sem dúvida um filme ótimo, meu irmão.
Quem tiver a oportunidade assista também "Lágrimas do Sol", apesar de ser um filme violento, vc vai conseguir extrair de um cenário de horror,compaixão, amor, e alegria em algumas atitudes que também podem ser praticadas em nossas vidas, abraços.

Unknown disse...

NOSSA ESSE FILME É MARAVILHOSO !!!!!
AMEI ...
RECOMENDO A TODOS.

JULIANNE DI GIAIMO disse...

Emocionante! É preciso ver este filme. Você quer vencer na sua vida??? então corra atrás de seus sonhos

JULIANNE DI GIAIMO disse...

VOU INDICAR OUTRO MUITO BOM QUE O WILL SMITH FAZ TAMBÉM, É O SETE VIDAS. NÃO TEM NAD A VER COM ESPIRITISMO. ASSISTA ESTE TAMBÉM

Unknown disse...

o cristão deveria aprender que como um pai nunca desiste de um filho, Deus nunca desiste de nós. E que devemos também ser persistentes na obra de Deus como nos negócios humanos.

SARAH OLIVEIRA disse...

11 anos depois reencontrei o amor da minha vida..e ele me falou as palavras do filme.."se vc tem um sonho tem q correr atraz e ponto.."na hora eu fiquei meio sem entender..tempos depois soube q esse filme era o filme da vida dele..fui assistir..e só ai entendi oq ele quiz dizer..
com certeza esse filme marcou a vida dele..e a minha tbm..
pq eu era um sonho impossivel p ele pq estava casada e tal..mas o tempo passou.eu meseparei..e nos reencontramos,,e foi tudo lindo..perfeito..não estamos juntos..mas a história ainda n acabou..O SONHO CONTINHUA!!!

Unknown disse...

esse filme e muito bom e da uma lisao de vida as muitas pessoa muito bem feito amei e principalmente com um ator eselente will..vcs estao de parabens

Daniel Silveira disse...

Infelizmente a mensagem que eu captei do filme é que o segredo da felicidade é ter um bom emprego com bom salário. Assim termina o filme.
A esposa não dá bom exemplo de fidelidade e o abandona pela precária condição financeira do lar.
Ademais, ele não é tão honesto como se descreve na sinopse: fura fila e mais de uma vez.