domingo, junho 13, 2010

O menino do pijama listrado

O que é o horror de uma guerra aos olhos de uma criança? O cenário nazista e o massacre dos judeus já foi muito utilizado nas telas dos cinemas, contudo, a diferença deste filme é que não vemos a guerra através do bravo soldado que dispara dúzias de tiros, nem dos generais e comandantes ditando suas ordens, mas aos olhos de uma criança, que apesar de tentarem explicar o motivo do “ódio ao judeu” não consegue realmente compreender o porquê de tanto ódio. Essa criança é o jovem garoto de 8 anos chamado Bruno (Asa Butterfield – novato no cinema, mas sua atuação é comovente e impressionante) que precisa deixar seus amigos da cidade e acompanhar ao pai soldado, maior orgulho, que foi promovido e precisa ir morar no campo. Lá, sozinho e tedioso, descobre que mora ao lado de uma “fazenda” que tem “moradores” estranhos, porque eles vivem vestidos de “pijamas”, e pela sua inocência se pergunta: Por que ainda estão de pijamas no meio do dia?

A partir da curiosidade ele conhece Shmuel (Jack Scanlon) e nasce uma amizade. Entre os furtos de comida para o novo amigo e suas conversas, Bruno começa a tentar entender os acontecimentos ao redor dele e com seu novo amigo. Apesar de se esforçar, não compreende o motivo das grades, dos “pijamas” e do ódio. Mas, como toda criança, a fé de sua inocência consegue manter a visão pura dos acontecimentos, confirmados na frase de Bruno: “Não se preocupe, Shmuel, logo os dois lados vão se entender e vamos poder brincar sem grades!”

Um filme bonito, emocionante, que faz refletir mais uma vez sobre a insensatez que as ações de um regime pode causar, não só no país, mas na célula fundamental que é a família.

(Adoro Cinema)

Nota: Pelo forte tom dramático, especialmente do fim da produção, não é aconselhado assistir com crianças.

13 comentários:

NeumaGonçalves disse...

Acho que nem consigo descrever o que senti quando assiti o filme, só cosigo dizer que foi muito emocionante, reflexivo e comovente.

Anônimo disse...

Michelson acho que você deveria ter dito não assista se você tiver um filho naquela idade, o meu filho não assistiu, só eu e minha esposa, choramos muito no final. Comovente demais!! Refletimos muito no que foi o nazismo!

Anônimo disse...

É um filme comovente. Triste. Faz-nos pensar no que aconteceu e é bom pensamos nas nossas atitudes hoje. Sera que nao estamos sendo preconceituosos por alguem usar um certo tipo de roupa, andar de uma maneira, falar de um jeito, pensar de outro diferente do nosso? Podemos nao matar as pessoas ou coloca-las em prisoes por isso mas fazemos isso com elas no interior delas. Podendo prejudica-las.

Unknown disse...

Acho que nem consigo descrever o que senti quando assiti o filme, só cosigo dizer que foi muito emocionante, reflexivo e comovente.

Assistir com minha esposa e meus filhos Kimberlym 12 anos e Lucas 8 anos.

Na misericórdia de Deus ele ama todos aqueles alemães...

Vida longa aos JUDEOS...

Maíra Vida disse...

É um filme riquíssimo, por isso, indico a todos que o vejam! Doloroso, tbm, sem sombra de dúvidas, mas mostra o que há de melhor no ser humano, a partir da ótica dos infantes (o próprio Jesus disse que precisaríamos nos tornar crianças para entarmos no reino dos céus)e o que pode haver de pior e mais asqueroso em nossa raça.
Que Deus nos dê sabedoria para olharmos com os seus olhos e amarmos como nos ensinou.

Srtª Spat disse...

Esse filme é otimo, e o livro tbm, indico q as pessoas leiam antes o livro para entender melhor o filme emocionante.

Camilinha disse...

mt ótimo o filme

Anônimo disse...

O filme" o menino do Pijama Listrado" é um retrato do que foi a segunda guerra mundial , Confesso que chorei ao término do filme, mais tenho que ser sincero quando digo que o filme não me emocionou tanto quanto o Livro, O filem agrada muito a quem ja leu o livro, mais áqueles que ainda nao assistiram , eu recomendo lerem o livro primeiro, pois com o livro vc se emocionara muito mais , e ficará muito mais tempo penssando:" Como Hitler Era um F.D.P" Perdoem o meu Linguajar, mais foi oque eu fiquei pensando quando terminei o Livro , e só para constar , Fiuqei cerca de 1:30 ou mais , chorando e relfetindo , então sim assistam a esse incrivel filme , mais tentem ler o Livro primeiro. ;D

Luzia Cândido dos Santos disse...

SOMOS PARTE DESSA TRISTE HISTÓRIA: O NAZISMO E EXTERMÍNIO DE MILHARES DE JUDEUS!
O FILME, APESAR DE MUITO TRISTE, COMOVENTE, BASEADO EM HISTÓRIA REAL, É LINDO!!!! EMOCIOANTE SENTIR NOS DOIS MENINOS O QUE SIGNIFICA UMA VERDADEIRA AMIZADE! AMEI O FILME,MAS QUERO AINDA LER O LIVRO!
ASSISTA ESSE FILME COM SENTIMENTO HUMANO E VOCÊ SERÁ MAIS HUMANO... GRANDE FILME!!!

Anônimo disse...

O filme é lindo!!
Chorei muito!
Melhor que o filme, somente o livro!

Amelia disse...

Emocionante. Um retrato vivo da barbárie do Nazismo. Outros filmes retratam esse período negro da História, entre eles: A Vida é Bela, A Lista de Schindler, Olga(nacional).

Unknown disse...

O filme é bom e relata a dor de quem fez tantas pessoas sofrer ,

Unknown disse...

Filme muito bom, explica sobre o funcionamento de quem trabalhava nos campos de concentração e das famílias dos soldado nazista como agiam