quinta-feira, junho 15, 2006

Homens de Honra

Promessas de filho para pai, persistência, honra e glória. Temas recorrentes na literatura e no cinema. De tempos em tempos, porém, alguém requenta os velhos clichês de maneira eficiente, já que uma lição de vida não faz mal a ninguém. Baseado na história real de Carl Brashear, "Homens de Honra" (EUA, 2000) mostra o velho embate entre o recruta e o oficial na Marinha, mas fica degraus acima de seus similares, em boa parte graças às interpretações na medida de Robert DeNiro e Cuba Gooding Jr.

Situada nos anos 40, a história mostra as esperanças de Carl (Gooding), filho de um lavrador humilde, em ser alguém na Marinha. Porém, ao chegar no navio, descobre que os negros são recrutados somente para trabalhar na cozinha. Banhos de mar, para os oficiais "de cor", somente às segundas-feiras. Eis que Carl, um belo dia, resolve tomar banho fora do horário determinado e mostrar aos superiores seus dotes como nadador. Após ser preso, consegue, com a ajuda do capitão Pullman (Powers Boothe), uma vaga como marinheiro salva-vidas.

Seu sonho, porém, é ser mergulhador da Marinha. Após dois anos de tentativas, consegue chegar à obscura escola de mergulho, comandada por Leslie Sunday (DeNiro). Lá, seguem-se as cenas de praxe, entre elas a que todos os outros recrutas deixam o alojamento no momento em que Carl entra. Claro que sobra para ele um amigo, o tímido e gago Snowhill (Michael Rapaport). Não há dúvida de que o filme mostra Carl como a pessoa mais perfeita e determinada do mundo, além do melhor mergulhador que a Marinha americana já teve...

Uma curiosidade no elenco é a presença de Charlize Theron, uma das jovens atrizes de maior prestígio no cinema atual. Charlize tem uma pequena participação, como a jovem esposa de Robert DeNiro. Mas suas cenas não são lá essas coisas.

Nunca se sabe, em filmes baseados em história real, o quanto há de verdade. Mas o preconceito não é atenuado pelo diretor George Tillman Jr., que, aliás, também é negro. Este é o segundo filme do cineasta, que estreou com o igualmente melodramático "Sempre aos Domingos", que enfoca a tradição do almoço dominical de uma família afro-americana.

Apesar de "formulaico" e longo demais, o roteiro acerta em cheio no desfecho, que, claro, ocorre em um tribunal militar. Após perder uma perna em acidente, Carl é obrigado a andar com uma roupa de mergulho com mais de 100 quilos para provar que ainda é capaz de continuar na profissão. E você pensava que sua vida era um calvário...

(Terra Cinema)

9 comentários:

Gazeta dos Blogueiros disse...

Parabens!
Seu blog acaba de receber o oscar dos blogueiros, destaque 2006 na Gazeta dos Blogueiros.
Como premio o link do seu blog ficara exposto por 7 dias na pagina principal da GB.
Parabens mais uma vez pelo troféu destaque 2006.
A gazeta dos Blogueiros divulga seu blog gratuitamente nao custa voce colocar um link ou um button da GB no seu blog. Os blogs so entrarão na lista dos vencedores que estiverem um link, ou button da GB.
Equipe GB

Gustavo H.R. disse...

Robert De Niro, aparentemente, já teve dias melhores de glória. Talvez tenha melhor destino dirigindo a produção THE GOOD SHEPHERD, a estrear ainda neste ano.

Cumps.

Águas da Vida disse...

Excelente dicas. Parabéns pelo blog.
Big Kiss

Daniele disse...

Parabéns pelo prêmio recebido do GB!
Adorei esse Filme "Homens de Honra", adoro as atuações do grande Robert de Niro, bem como de Cuba !
Porém na geração de De Niro, eu considero Al Pacino o maior !
Por gentileza, se puder retorne ao meu blog e me permita que eu link seu blog para que eu possa tecer mais comentários e estar lendo as suas dicas e comentários!

Rute disse...

Parabéns pelo prémio e pelo blog. Boas dicas de cinema.

Evandro disse...

Estou divulgando uma sessão que abri também recomendando e analisando filmes:

http://br.geocities.com/evandro_eco/reflex.htm

é só isso.

Anônimo disse...

Olá amigo Michelson... Gostaria de sugerir o filme "Quase Deuses". Tem um ótima história de vida.

Um abraço,

Romeu - IAP

André Luiz disse...

Olá Michelson, a paz de Jesus!
O filme "A Sombra e A Escuridão" é
um ótimo filme de aventura e vc tem um bom gosto. Gostaria de fazer uma sugestão, que tal o filme "Apocalypto", idealizado por Mell Gibson? conta um pouco da história do Império Maia na iminência da "descoberta" da América pelos espanhóis. Neste contexto, escravidão de índios (por parte dos maias), o medo, os rituais religiosos e a força do amor familiar são passados aos telespectadores. Fatos de curiosidade científica, como a descoberta do cimento, atribuída aos maias também são mostrados. Peço que Deus continue a te abençoar. Obrigado!

Dárlen J S Espindola disse...

Outro filme fenomenal! Força de vontade é tudo!Ótimo mesmo!