sexta-feira, março 09, 2007

Super Size Me

Morgan Spurlock, impulsionado pelo movimento de cinema independente que veio à tona com o sucesso de bilheteria de Michael Moore, documenta a cultura norte-americana do fast food e os efeitos físicos e mentais que ele provoca. O diretor passou trinta dias a base de hambúrgueres, batata frita e refrigerante. Ingerindo cinco mil calorias diárias, ele foi sua própria cobaia no combate à rede McDonald´s. O experimento rendeu a Morgan onze quilos, além de problemas psicológicos e de saúde, que foram monitorados por três médicos antes, durante e depois do processo. Apesar dos indesejados problemas adquiridos, o diretor conquistou o posto de quarto documentário mais visto da história do cinema, além de provocar mudanças na maior rede mundial de fast foods, que aboliu o tamanho super size (gigante) e passou a imprimir os valores nutricionais dos lanches.

O espectador é constantemente surpreendido com a análise de Spurlock do procedimento de marketing e vendas da indústria alimentícia, que trabalha para deixar o consumidor acomodado e passivo. Começa na infância. As crianças são seduzidas através dos brinquedos que vêm nos lanches, do playground com piscina de bolinhas, das canções infantis, e também do desenho animado da turma do Ronald, que passa na TV. Com os pais não é diferente, são atraídos pela praticidade e comodidade que esse tipo de restaurante oferece, além de terem os filhos entretidos com os brinquedos e supervisionados pelos funcionários. A má alimentação está presente igualmente nas escolas, que oferecem cardápio rico em calorias e gorduras, colaborando para um futuro de diabetes, obesidade e alto colesterol de milhares de jovens. E é devido aos maus hábitos alimentares, que já são costume antigo do cidadão norte-americano, que os Estados Unidos são o país com o maior numero de obesos do mundo.

O grande sucesso de "Super Size Me" gerou polêmica e abalou a maior rede mundial de fast food, rendendo a Michael Moore, outro grande especialista desse estilo sarcástico de documentário, 45 milhões de dólares. Ele, que ficou reconhecido em todo o mundo por criticar o american way of life, é hoje o garoto-propaganda do McDonald´s. Pagando esse obeso cachê, a empresa fechou contrato com o cineasta por dois anos, com o objetivo de contra-atacar a má publicidade que vem sofrendo desde o lançamento do filme. Não é à toa que a companhia quer limpar sua reputação: o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e Morgan Spurlock ganhou o prêmio de Melhor Diretor de Documentário no Sundance Film Festival.

(Márcia Pavese, para o Cinestese)

5 comentários:

Carlos Augusto Nunes disse...

Gostaria de compartilhar outros títulos de filmes muitos bons e que tocaram o meu ser, portanto aí vai:
- A luta pela esperança( C/ Russel Crowe)
- Duelo de titãs (Denzel Washington)
- Felicidade não se compra(C/ James Stewart)

Depois eu te envio outros, forte abraço a todos vcs!!!

E fique firme Michelson!!!!

Dayse disse...

Sou pediatra e indico este documentário aos pais e crianças.


Ensino a melhorar o cardápio e diminuir o áçúcar da dieta (há no filme um referência a uma escola que diminuiu a delinqüencia retirando as máquinas de doces e refrigerantes e melhorando o cardápio, incrível!!!)

JULIANNE DI GIAIMO disse...

ESTE DOCUMENTÁRIO É 100% 10. ASSISTA E FAÇA UMA REFORMA TOTAL EM SUA ALIMENTAÇÃO.

JULIANNE DI GIAIMO disse...

ESTE DOCUMENTÁRIO É 100% 10. ASSISTA E FAÇA UMA REFORMA TOTAL EM SUA ALIMENTAÇÃO.

Ildete disse...

Quero parabenizá-lo pelas marérias interessantes que me ajudam muito. Em especial quero destacar as dicas de bons filmes pois nos nossos dias está ficando quase impossível conseguir assistir a um bom filmes sem contradizer os nossos princípios. Também tenho algumas dicas: "O oitavo dia" que conta a história de um jovem con síndrome de Down; "A cor do Paraíso" e "Filhos do Paraíso" que levam esse nome por que os protagonistas do filme moram no local onde acreditam ser o local do extinto jardim do Edén.
Um abraço e feliz 2010. Que Deus continue te usando.
Ildete